O primeiro Ramo feminino da Família de Schoenstatt. Fundado em 20 de agosto de 1920. Formado por mulheres, enquanto solteiras, que atuam como leigas católicas, formadas na espiritualidade de Schoenstatt. Em  nossa Aliança de Amor, com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, descobrimos nela, a Mulher por excelência, a “Bendita entre as Mulheres” e a temos como nossa Mãe e Educadora Inseridas nas nossas comunidades paroquiais, queremos ser discípulas missionárias para o nosso tempo.Desejamos ser reflexos de Maria no meio do mundo, segundo o carisma de Schoenstatt, à luz da missão que Deus confiou à mulher.

Aspiramos como mulheres a possuir um coração jovem e interiormente livres, profissionais inseridas e atuantes na sociedade “A Igreja espera que sejamos discípulas missionárias para nosso tempo! Que testemunhemos com nosso modo de ser, pensar e agir o que somos: braço do Movimento que se estende para fora ou a face de Schoenstatt que aparece na publicidade!” O nosso ideal: Ser tabernáculo e guarda do tesouro, que é Jesus Cristo.

“Olhar para o ontem, entender a história e o contexto das primeiras fileiras, captar o ardor e o entusiasmo. Fazer a ligação com o hoje, a situação atual da LAFS em nossos regionais, em nosso país, no mundo e, ainda, olhar para a mulher deste tempo. Olhar para o futuro, preparar o futuro, alicerçar o futuro para todas aquelas que conosco desejam ser filha, pequena Maria no mundo, portadoras do tesouro. “