No ultimo domingo (10/03), aconteceu a segunda Romaria Regional do Terço dos Homens Mãe Rainha Nordeste 2 da CNBB que contempla os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas, inspirados pelo lema: com Maria enchei as talhas do Santuário. Movidos pelo lema, cerca de 4 mil homens saíram de suas paróquias e cidades em romaria para o Santuário Tabor da Nova Evangelização em Olinda-PE.

O dia mal havia nascido e já chegavam as caravanas, que eram acolhidos na casa da Mãe e Rainha. O padre Argemiro Ferracioli que recentemente recebeu da CNBB a nomeação como secretário geral do Terço dos Homens, fazia a acolhida a cada grupo que voltava nesta segunda romaria para mais um dia de encontro na casa da  Mãe.

José Edmilson – São Miguel RN, nos conta sobre a experiência de estar no Santuário mais uma vez:

“Mãe rainha ela é a nossa Mãe, e nos traz ate aqui em Olinda para romaria do terço dos homens, porque a fé move montanhas. Só a Mãe rainha para trazer tantos homens a uma caminhada dessas, não existe outro segredo é a mãe que nos traz até o santuário.”

A expectativa era grande para o momento ápice do dia a subida da ladeira em procissão. As 7h cantando e rezando, animados pelo reitor do Santuário o Padre Filipe Araújo, a ladeira foi tomada por homens de todas as idade, com o terço na mão e as imagens peregrinas que acompanham os grupos em cada local.

Ao chegar no Santuário, juntos iniciou-se a oração do Santo Terço, seguido de Missa presidida pelo Padre Filipe Araújo. O dia de atividades ainda contou com palestra e momentos de vinculação.

 “A Mãe Rainha, é aquela mãe que acolhe todas as pessoas no seu Santuário e neste evento em especial os homens do terço. É realmente uma diversidade muito grande de pessoas que vem ser acolhidos pela Mãe neste dia.” Padre Filipe Araújo.

Para o próximo ano, os organizadores já esperam um público ainda maior de homens para participar.  Desde o Santuário berço do terço dos homens devem surgir santos e bons homens para as famílias, o trabalho e a sociedade.

Texto: Suellen Figueiredo