Taciana Ferreira – O jantar para pessoas em situação de rua teve início no período da pandemia. Ana Cristina Vasconcelos e Edilson Miranda, juntamente com outros casais da Liga de Famílias, distribuíram algumas quentinhas às pessoas que viviam no entorno do bairro de Casa Caiada. Disso, veio a iniciativa de levar a proposta do jantar natalino para o Santuário Tabor da Nova Evangelização, mais conhecido com Santuário da Mãe Rainha, em Olinda/Recife/PE, onde, também na pandemia, foi criado o grupo Mãe Rainha da Misericórdia.

Do Santuário, para as ruas e praças

De acordo com o Pe. Vitor Possetti, reitor do Santuário, o Projeto Mãe Rainha da Misericórdia iniciou na Quaresma de 2020. As ações missionárias aconteceram durante todo o período de isolamento, por conta da COVID-19 e em 2021. Então, surgiu o desejo e organizar o primeiro jantar, porém, devido a pandemia, não foi possível.

No primeiro ano do isolamento foram distribuídas quentinhas natalinas, na última semana de advento, para as pessoas cadastradas. Em 2022, Ana Cristina expressou, para o padre, o desejo de fazer o jantar na rua, um jantar natalino com dignidade. O Projeto Mãe Rainha da Misericórdia, que é composto por membros dos mais diversos ramos, ligas e grupos que compõem o Santuário, abraçou a ideia junto com o padre. Elaboraram um cardápio, a fim de solicitar doações de alimentos, se organizaram e, em 2022, aconteceu o primeiro jantar na Praça do Carmo, em Olinda/Pe.

Mais do que comida, uma noite de celebração entre irmãos

Neste ano, em sua segunda edição na rua, Pe. Vitor destaca que, a Ceia organizada pela Mãe Rainha e seus missionários, ofereceu mais de 300 refeições, feitas e servidas em forma de buffet, com mesas, cadeiras, toalhas, momento de oração, música, teatro e reflexão, preparando o coração para o Natal.

Tudo é feito com muito carinho, pois os convidados da noite são muito especiais: nossos irmãos em situação de rua e famílias da região, que dia a dia buscam o alimento nas praças. Pessoas conhecidas e com quem se partilha, todas semanas, as visitas da Mãe Rainha da Misericórdia. Mais do que comida, nesta noite fraterna, é servido amor e respeito pela dignidade, o olhar amigo. É uma noite de celebração do Natal entre irmãos.

Ana destaca ainda que a iniciativa da Ceia é para proporcionar um momento de confraternização com aqueles que, todas as quartas-feiras, recebem o jantar do Projeto, pois muitos não tem essa refeição na noite de Natal.

Alimento para o corpo e  Palavra para o espírito

Valdecira Regina da Silva, ex-presidente da população do povo de rua de Olinda, conta que ficou, por alguns anos, responsável pela organização das doações, que chegam de vários locais, para haver igualdade entre todos os que recebem os alimentos. Para ela, que está no Projeto desde o começo, esse jantar é muito importante, porque essas pessoas muitas vezes, no dia a dia, nem tomam as refeições. Ela diz também que o Projeto Mãe Rainha da Misericórdia tem como meta oferecer, junto com as refeições, o alimento para o espírito. Os convidados especiais esperam por essa noite, saciam a fome, agradecem a Deus e ficam muito felizes.

“Quando a Mãe Rainha da Misericórdia apareceu aqui na praça foi uma maravilha”, continua Valdecira. Ela e sua família gostam muito de servir nesse jantar e sentem falta quando um dos convidados não pode chegar, pois eles já estiveram na situação deles. Após um curso de cuidadora de idosos, num projeto de parceria entre a prefeitura e uma empresa, hoje ela está trabalhando, mas, continua indo à praça, agora para ajudar. Finaliza dizendo que quer ir ao Santuário para agradecer à Mãe e Rainha pelo emprego.

Os convidados têm a palavra

Jaciara Mara Soares, uma convidada, expressa: “O jantar foi uma maravilha! Isso ajuda os mais necessitados que somos nós, gente que está na rua. Adoro o pessoal (que serve). São como que minha família. Este é mais um ano que eu participo e adorei a apresentação. Estava muito bonito e todos nós adoramos.”

“Amo o pessoal da Mãe Rainha,” fala Perola Vitória Soares, 13 anos, filha de Jaciara. “O jantar foi uma maravilha! Eu brinquei que, mais do que o jantar, amei a apresentação da Mãe de Jesus. Nós gostamos muito, porque eles ajudam a gente, moradores de rua, e também as pessoas que tem casa, mas, que passam necessidades. O jantar foi mais que bom, foi perfeito. A gente sabe que eles fizeram com muito carinho e amor.”

César, que não sabe como é seu nome completo, estava no jantar e disse que participa todos os anos e que a Palavra de Deus, a oração da Mãe e Rainha também ajuda bastante. Larry, que também não sabe seu sobrenome, partilha: “O jantar estava bom! É muito bom quando a Mãe Rainha vem. Eu já tenho muitos amigos no grupo e fico feliz quando eles chegam, porque na rua está muito difícil e perigoso.”

Que surja um mundo novo!

Se nessa noite, acontece o encontro na Praça, durante todo o ano, o Projeto Mãe Rainha da Misericórdia continua a ajudar muitos a terem os alimentos básicos. Não é possível para o Projeto resolver os problemas de todos esses irmãos em situação de rua. Mas, uma coisa é possível, fazer o máximo que podem para ajudar a Mãe e Rainha de Schoenstatt na missão que Deus lhe confia no Santuário: Colaborar para a transformação da sociedade, a fim de que surja um mundo novo.

Veja mais fotos aqui Fotos: Taciana Ferreira e Jacqueline Pereira