Os primeiros dias de celebração foram marcados por diversas missas e novenas, e também muita emoção

Arthur Serrano – Na última sexta-feira (29), teve início a programação de novenas e missas em preparação para a festa de comemoração dos 31 anos do Santuário Mãe Rainha de Olinda e Recife. O primeiro dia de celebrações, que teve o tema “Mãe Rainha da Juventude”, começou com a procissão das bandeiras. A concentração se iniciou às 18h, na Praça da Globo, em Ouro Preto. O andor da Mãe Rainha foi preparado e acolhido na casa de Carlos Júnior (23), líder da Juventude Masculina (Jumas), que foi o ramo do Santuário sorteado, ainda na festa de 2022, para organizar esse primeiro evento.

Carlos explica que, a princípio, a procissão seria feita apenas com a bandeira, mas a Mãe depositou em seu coração o desejo de estar presente em um andor. “Pedimos ajuda ao Padre Vitor, que apoiou a ideia, e também ao Fábio, que trabalha com decoração e é envolvido com o Movimento de Schoenstatt, para que ele pudesse decorar nosso andor”, ele narra. A preparação da imagem da Mãe começou ainda na sexta-feira, pela manhã, com a bênção de Pe. Vitor, reitor do Santuário. “Receber a Mãe na minha casa foi uma sensação inexplicável, eu estava tão alegre que cheguei até a pintar a casa para recebê-la. Creio que a Mãe chegou até a minha casa com algum propósito maior de evangelização dentro da minha família e até para mim mesmo, foi o maior presente que eu poderia ter ganhado”, complementa.

Às 18h30, a imagem da Mãe Rainha, ornada com flores, seguiu para o Santuário, sendo carregada por jovens do Jumas e homens da Família de Schoenstatt. Após a chegada da procissão ao Santuário, foi realizada uma novena solene às 19h30 e, às 20h, uma missa foi celebrada pelo Padre Rosivaldo Torres, Vigário Episcopal da Várzea. Após a santa celebração, foi feita a bênção e hasteamento da bandeira com a imagem da Mãe Rainha. O primeiro dia da novena foi escolhido para marcar o compromisso das Juventudes Masculina e Feminina, que participaram do círculo da Aliança Jovem e que ajudaram a preparar o primeiro dia da festa.

As celebrações no segundo dia, sábado (30), com o tema “Mãe Rainha da Igreja”, tiveram início às 15h com um momento de formação e aprofundamento no tema “Coroação de Maria na Espiritualidade de Schoenstatt”, conduzido pelo Padre Antônio Bracht, diretor nacional do Movimento de Schoenstatt. Em seguida, às 16h, uma missa foi celebrada pelo Bispo Emérito Dom Fernando Saburido. Às 17h30, após a santa celebração, aconteceu a Seresta da Família e a quermesse do Santuário, com música ao vivo.

O terceiro dia de celebrações, domingo (01), teve o tema “Mãe Rainha do Esporte e da Cultura”. Logo pela manhã, houve a 3ª edição do Encontro de Atletas, que reuniu corredores e ciclistas vindos de várias partes da Região Metropolitana do Recife, com entregas de medalhas, sorteios de brindes e a bênção de Pe. Vitor aos atletas. Logo após, às 9h, teve início uma santa missa, que foi celebrada pelo Padre Josivan, Vigário Episcopal de Igarassu. Às 15h, foi rezado o terço e, às 16h, mais uma missa foi celebrada, presidida desta vez pelo Monsenhor Maurício, Vigário Episcopal de Olinda. A missa foi preparada pela Liga Feminina e pela União Feminina.

O dia 02 de outubro foi o quarto dia de comemorações e teve o tema “Mãe Rainha das Famílias”. Às 16h, houve a celebração da primeira missa do dia, presidida pelo Padre Deonilson Nogueira, Vigário Episcopal de São Lourenço. À noite, após uma novena solene que começou às 19h30, a segunda missa começou às 20h, e foi celebrada pelo Padre Nilson Nunes, reitor do Santuário Mãe Rainha de João Pessoa-PB.