Suellen Figueiredo – O Arraial da Mãe e Rainha, do Santuário Tabor da Nova Evangelização, em Olinda/PE, já virou tradição e é esperado com muita expectativa. Cada no aumenta o número do que querem unir aproveitar esse evento para fortalecer o vínculo como família e se divertir, também em espírito de fé. Por tudo isso, neste ano, a festa ganhou mais um dia de comemoração e, nos dias 17 e 18, reuniu mais de mil pessoas, já no primeiro dia.

A preparação em família

A Família de Schoenstatt e outros voluntários do Santuário preparam tudo com muito carinho, num trabalho que começa muito antes do Arraial, com a distribuição e realização das tarefas por Equipes. A meta é promover uma festa com muita referência cultural, beleza e, é claro, celebrar os Santos juninos. No dia anterior da festa, o espaço do Santuário já estava muito movimentado com a montagem das barracas, decoração e preparação das comidas típicas. Neste ano, a nossa tenda de peregrinos foi ampliada, já que no ultimo ano havíamos ultrapassado o número previsto de participantes. Renata Muniz, conta: “A festa de São João foi muito boa, para nós que trabalhamos. A novidade dos caixas volantes foi top. Todo mundo elogiou. Foi maravilhoso contribuir para fluidez das vendas e a animação da festa.”

Além da tenda principal, onde ocorre a quermesse, do pátio para dança e palco para atrações musicais, tivemos também um pátio infantil, montado a frente do Santuário, com brincadeiras, barraca de guloseimas. Tudo preparado e cuidado pelas equipes de coroinhas, escolinha de Maria, e por nossa juventude de Schoenstatt. Esse espaço proporcionou para as crianças e seus pais um momento de brincadeiras e diversão familiar. No pátio principal, os adultos puderam se divertir com outras atrações.

A Divina Providência nos trouxe um momento inesquecível

O Arraial, teve início com a benção da fogueira, pelo Reitor do Santuário, Pe. Vitor Hugo Possetti,  e a entrada dos Santos Juninos. Após esse momento de oração, o forró tomou conta da festa, com a primeira atração musical o grupo Cordeando. Junto com a diversão, o evento ajuda também na manutenção do Santuário. Alguns patrocinadores ajudaram bastante para que pudéssemos ter ainda o sorteio de prêmios. Teve até a animação pelo Correio Elegante, coordenado pelos jovens que estão se preparando para JMJ em Portugal. A noite de muita alegria foi animada também com a presença do cantor Ed Carlos que trouxe sua experiência e música.

Então, a Divina Providência traz uma vivência que ficará para sempre na nossa memória: Apesar de todo cuidado e preparo, justamente quando Ed Carlos começa a se apresentar, falha todo o sistema de som. O que foi susto e corre-corre para a Equipe Técnica, tornou-se um dos momentos mais divertidos, pois, o cantor improvisa, nesse momento, um “arrastão do forró” e vai para o meio do povo, que entra nesse clima, e vira uma cantoria e dança de todos. “Quem disse que precisa de som para ter Forró?” escreve Ed Carlos em sua conta no Instragam. “Quando o som para e o povo quer, a gente faz a festa. Gratidão! Vocês que fizeram um dos shows mais emocionantes da minha história!” Nos comentários, os participantes colocam a alegria: “Foi um show inesquecível, num ‘lugar da terra que toca o Céu’… Certamente, muitas bençãos e graças da Mãe Rainha foram derramadas,” escreve um participante. Mas, graças a Deus, logo o problema foi solucionado e os festejos dessa noite se concluiu com Ed Carlos comandando a tradicional quadrilha junina.

Renova-se a Aliança, renova-se a alegria

Os festejos, no dia da Aliança, foi marcado pela renovação da Aliança de Amor, seguida por apresentações culturais. Após a celebração da manhã, o grupo Carua trouxe apresentações de xaxado, baião, coco e ciranda, na qual todos puderam participar juntos. Na tarde, após a Santa Missa, foi a vez da escola Nossa Senhora da Conceição, com seus alunos, que nos trouxe a encenação do Auto da Compadecida, em homenagem ao escritor Ariano Suassuna. Em seguida, o trio Pé de Serra Lemos animou a festa, com muito forró e a quadrilha encerrou a noite. Vale lembrar que, ao longo de todo domingo, as mulheres empreendedoras participaram ativamente na quermesse.

As pessoas são o melhor resultado da festa

Esses festivos são momentos de partilha e de celebração entre toda a Família de Schoenstatt de Olinda/Recife e a comunidade, além de ser uma oportunidade para que outras pessoas conheçam o Santuário, como partilha o Pe. Vitor: “Para mim foi muito especial ver o Santuário de porta e braços abertos e nossa família do santuário acolhendo tantas famílias. Mais ainda: ver algumas pessoas vindo ao Santuário, nos dias após a festa, e dizer que experimentaram algo especial nesse lugar. Uma delas disse que há anos estava afastada da Igreja. Outro disse que, há tempo, queria ir ao Terço dos Homens e  que essa festa foi um empurrãozinho para que isso acontecesse. São frutos muito especiais de uma festa tão linda.”

Sem dúvidas, a festa junina deste ano ficará marcada em nossos corações. Viva São João!

Fotos: Suellen Figueiredo e Taciana Ferreira.