O tríduo Pascal para a Família de Schoenstatt de Olinda/Recife foi ainda mais especial neste ano. Aconteceram entre os dias 07 a 09 de abril a primeira edição das Missões Familiares de Semana Santa.

A sexta-feira da Paixão começou com todos os missionários reunidos no Santuário para o envio oficial que os levaria para comunidade Alto da Felicidade em Itamaracá, onde foram realizadas as visitas das missões. Membros de todos os ramos e de diversos grupos de pastoral do Santuário estavam presentes, os padres Vitor Possetti e Filipe Araújo acompanharam o grupo de missionários para estes três dias de missões.

A primeira atividade realizada na comunidade foi a oração da via sacra que foi rezada tendo cada estação em uma casa da comunidade. Durante este momento os missionários também divulgaram a todos que encontraram as atividades que aconteceriam. A tarde após a via sacra foi realizada a celebração da adoração da Santa Cruz. Missionários e membros da comunidade puderam se reunir para adorar a cruz e em procissão por todas as ruas.

Já o sábado começou com os missionários sendo enviados em missão desde a capela montada na escola onde estavam alojados. Divididos em grupos, indo de casa em casa levando a palavra de Deus e a Mãe e Rainha para visitar cada família e abençoar as casas. A tarde de sábado foi de brincadeiras com as crianças onde além de corda, bola, desenho foi encenada a paixão de Cristo. E enquanto isso, as mães e pais recebiam formação sobre as graças do Santuário.

A noite, a vigília Pascal começou a benção do fogo. A capela estava cheia de crianças e suas mães que aproveitaram as leituras ilustradas e celebraram junto com os missionários a festa da Páscoa ao final da vigília partilhando também de um lanche.

Essa foi a primeira experiência de missões familiares no Nordeste, e para esta missão o casal dirigente da liga de Famílias de Olinda foi convidado a atuar como reitores:

Nós, como reitores desta missão, queremos registrar que foram dias de doação e amor de todos presentes  durante nossa jornada no Alto da Felicidade.

Unindo tudo o que já foi dito por alguns aqui, realmente cada um foi especial no que lhe coube. Foram momentos intensos de muito aprendizado e vivências profundas. Um Tríduo Pascal, como acredito que nenhum de nós ainda tinha vivenciado, e certamente nos transformou ainda mais.

†Nos tornamos verdadeiros instrumentos atuantes nas mãos da Mãe, para levar junto com Ela, O Cristo aos mais necessitados d’Ele. Conseguimos levar um pouco de alegria àquelas crianças e um pouco do amor do Pai e fé, àquelas pessoas e famílias sedentas. Não foi sonho não!!! Realmente conseguimos tornar uma escolinha primária e suas singelas e doces salinhas, em um núcleo familiar, espiritual, colaborativo, harmonioso e fecundo.

†Os sentimentos que ficam em cada um de nós é gratidão por ter feito parte dessa história… “1ª Missão Familiar do Santuário Tabor da Nova Evangelização”, saudades de toda aquela atmosfera santa, lembranças das emoções marcantes que presenciamos e sentimos e o orgulho da missão cumprida.

†Muito obrigado aos padres que nos confiaram esta missão e foram verdadeiros guias e amigos, à irmã Vitória que enriqueceu nosso QG com sua espiritualidade, alegria e simplicidade e a todos os heroicos missionários por todos os serviços prestados e não se abalarem diante de todas as dificuldades enfrentadas, entregando cada um o seu melhor no menor que fosse, nos aproximando um pouco mais de um “verdadeiro e nobre filho de schoenstatt” .

†Paullu e Claudia

No domingo de Páscoa foi realizada a Santa Missa com a presença de toda comunidade e dos missionários! As crianças receberam um presente de Páscoa e os adultos as cestas básicas doadas para cada família.

Ser missionário de Jesus, foi simplesmente incrível, posso afirmar que foram os dias mais lindos e emocionantes de toda minha vida Cristã. Não trocaria essa vivência por nada! O sentimento que fica é que a sementinha já foi plantada no Alto da Felicidade. Essa comunidade será avivada pelo amor de Deus e pelo acolhimento de nossa Mãe e Rainha! E como bem disse Padre Filipe, será através daquelas crianças que se dará uma nova geração de fiéis, pois a amor da nossa Mãe transbordará naquele lugar.

†Alcione Alves

Foram dias de encontro com Jesus e sua Mãe, em que cada missionário pode ter a experiência de missionar e ser missionado, e vivenciar em família, seja nos momentos de lazer e refeição ou nos momentos e vivencias espirituais a experiência do tríduo Pascal.

Texto e fotos: Suellen Figueiredo